quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Um ano cheio de novidades!!

Olá como está sendo as festas de final de ano de vocês??? Pude dar uma lida em alguns blogs e observei que está indo tudo tranquilo, fico muito feliz... A minha está sendo ótima, graças a Deus. E cheia de novidades e muitas...
A primeira novidade é que na próxima semana estarei iniciando oficialmente meus estudos de “Deutsch”. Nada melhor do que sair do “Analfabetismo cultural”. (rs)
Talvez você pense: “mas Juliana é apenas um curso”. Porém para mim é uma oportunidade de convívio com pessoas que falam o idioma do país que estou residindo. E esse é um detalhe mais do que importante...
Conheço pouquissímas pessoas por aqui, e acredito que no início deve ser assim mesmo, ou não??? E quando nos reunimos, mesmo que os esposos alemãos estejam juntos acabam todo mundo conversando em português.
Como escrevi em minha apresentacao, meu marido é português, e apesar de em todo o lugar ele falar em alemão com as pessoas no cotidiano, mas em casa conversamos em “Português” e na batalha acaba vencendo a lígua materna. (rs)
Tenho feito minha parte em ler jornais, assistir tv em “deutsch”, apesar de ter tv brasileira e portuguesa em casa, mas procuro não ir pelo caminho mais comodo. ;)
Sei que cada pessoa desenvolve sua técnica para aprender um idioma estrangeiro e como diz minha médica aqui na alemanha que é Brasileira, “nada melhor do que jogar na água para aprender a nadar” e é isso a experiência do convívio com as pessoas nos ajuda e muito. E vocês o que usam como metódo para ajudar a aprender um idioma estrangeiro???
Obs. A outra novidade deixo para o próximo post, cuidado curiosidade mata. Mas mato na próxima semana. hehehe

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Isso é uma prática ou é o espírito do “natal”?

Ao chegar no estacionamento de um departamento público aqui na Alemanha, na área externa, onde possui aquelas máquinas de moedas de pagamento antecipado de acordo com o tempo que você irá resolver sua papelada. Taraaaannn....
Adivinha??? Lotado! Na verdade nessa época todos os estacionamentos da cidade encontram-se lotados... rsrs
Eis que surge uma pessoa para sair e assim uma vaga ficará disponível. Ebáaa... Até que demos sorte...
Um  senhor de meia idade, abre a porta do carro pega um papel e te entrega, com um tempo de aproximadamente 40 minutos de permanencia no estacionamento.
Não é pelo valor, claro! Até porque 40 minutos de estacionamento, não é caro... Mas foi pela atitude. 
E o mais importante ainda, é o fato de você se sentir surpeendido pela atitude positiva das pessoas.
Até porque acabamos nos acostumando com os "tipos vendedores de suco" na vida ...
Eis a pergunta para os mais atigos. Isso é uma prática aqui ou é o espírito do “natal”?



Obs: Férias para meu marido, significa férias para mim também (por enquanto), isso siginifica que vamos fazer alguns “giros” por ai... Mas sempre quando puder estarei colocando post's novos. Enquanto isso, Frau Vizinha me avisou que estaria passando o natal no hospital, e não é que ela foi mesmo?? Com 20 minutos a ambulância estava na nossa porta para pegá-la... Algumas são surpreendentes outras técnicamente previsíveis.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Alemanha não tem papai noel?

Irmã: Ju, na Alemanha não tem papai noel?
Ju: Tem sim... Vejo tantos enfeites de papai noel aqui, velas etc.
Irmã: Passou aqui na Tv que na Alemanha não é considerado o papai noel que conhecemos.
Diante desse diálogo, fui ver de que se tratava esse vídeo. 
Calma... Sou nova por aqui, e isso significa que ainda estou aprendendo sobre a cultura local e sua particularidades. E para mim qualquer "bom velhinho", vestido de vermelho é o papai noel. rs
Eis que esse bom velhinho é São Nicolaus"... Coloquei o vídeo em anexo para que vocês possam conhecer um pouco sobre a comemoracão do dia de Sao Nicolaus na Alemana e  esse link aqui.


Mimos de “Família”

Essa semana recebemos através de uma amiga que chegou de Recife, alguns presentinhos de natal enviado por minha família.
Que sensação boa é essa?? Digo isso não pelos presentes, mas pelo sentimento de ter um pouquinho deles aqui comigo. Até porque acredito que quando compramos algo, lembramos da pessoa que será presenteada, mas alí vai um pouquinho de nós também...
Lá em casa nunca tivemos a formalidade com grandes festividades quanto ao Natal, porém um jantar (ceia) em familia sempre foi algo bem presente, enquanto que a parte de comemoração e festividade sempre ficava para a “passagem do ano”, e sempre era muito divertida...
Esse será o primeiro ano que estarei passando com a família que “formamos” (eu e sérgio). Apesar de alguns convites para passar com alguns amigos, decidimos que esse ano é o nosso primeiro Natal  juntos e será especial... Aceito convites para os próximos... rsrsrs
Já as festividades de final de ano passaremos na casa de uma amiga muito especial, pois foi ela que nos apresentou. E é muito gratificante saber que hoje também fazemos parte da família dela. Como diz na Bíblia, “existem amigos mais chegado que irmãos”.
Mas antes de qualquer voto de natal, gostaria de agradecer a todos que de forma direta ou indireta contribuiram para que eu estivesse aqui na “blogosfera” compartilhando meus pensamentos, idéias e um pouco de mim. Estou buscando melhorar a cada dia, para que este “cantinho”, para que a motivação que os traga até aqui não seja apenas de retribuir uma visita, ou sei lá... Mas que seja no intuito de ter uma leitura agradável e de qualidade. Por isso estou “trabalhando em cima disso” e buscando melhorar a cada dia meus textos.
Nossa, esse texto era para falar dos presentes da minha familia e terminou com vocês, e sabe o que isso significa?? Mesmo que virtualmente vocês fazem parte da minha vida também. Olha a resposabilidade!
Desejo a vocês uma vida de muitos sonhos e de grandes realizações, saúde e que possam curti mais as coisas boas da vida. E que a verdade esteja sempre presente. Boas Festas!!

sábado, 18 de dezembro de 2010

Compras: O suco

Honestidade é coisa que não se encontra todos os dias....
De passagem por uma loja que vende produtos Brasileiros, resolvi entrar para ver os produtos e até mesmo algum que fosse do meu interesse para comprar . Afinal quem não sente falta de uma comidinha da terrinha???
Para não sair de mão abanando e dar um apoio a colega “empresária Brasileira” resolvi levar um suco de Cajú, daquelas marcas bem conhecida por nós...
Como tinha um compromisso marcado, comprei rapidamente e segui meu caminho...
Chegando lá tive a surpresa, fui analisar o produto e o mesmo estava com a data vencida. Ao retornar passei na loja e falei com a proprietária para trocar o produto que estava fora do vencimento. E de uma forma bem “simpatica” para não dizer o contrário, solicitou que fosse na prateleira e pegasse outro produto. Para minha supresa, todas as outras caixas de suco estavam sem a validade, e discretamente colocando contra a luz percebi que o local, onde indicavam o prazo de validade tinha sido violádo, ou seja, raspado.
E sabe onde foi parar o suco que devolvi???? Na prateleira. E aí pergunto, será que tem algum produto de fabrica sem data de validade???
Sabe quando volto lá?? NUNCA MAIS...rsrsrs
Fico aqui com meu suquinho de laranja...

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

As estações do ano na Alemanha...

Durante todos esses anos de minha vida, que na verdade não são tantos assim, conheci apenas 2 estações do ano lá em Recife na prática, são elas: verão (muito calor durante boa parte do tempo) e inverno (alguns períodos de chuva).
Aqui na Alemanha estou podendo acompanhar de verdade as estações bem definidas e o mais importante de tudo que é vivenciando... Cheguei aqui no último verão europeu, que conforme algumas pessoas e telejornais foi o verão mais quente dos últimos tempos. Você consegue imaginar a Rússia com 40 graus positivos e uma onda de fumaça causando uma série de problemas para aquele país?
No verão, cheguei a pensar: “Será que estou mesmo na Alemanha”. É impressionante o quanto o sol muda tudo incluive o humor das pessoas. Os dias são mais logos, anoitece entre as 21h e 22h, muita gente na rua e nos parques a procura de muito sol. Enquanto que lá no recife agente corre atrás de uma sombra, aqui os locais onde o sol bate são os mais disputados nas esplanadas.
Logo depois, os dias começaram a esfriar e aquelas folhas que eram verdinhas passam a ter uma outra tonalidade que parece que foi pintado a mão... Folhas estas, que começam a cair formando assim um lindo tapete colorido na rua, deixando sua marca na imagem do Outono.
Se bem que nem terminou o outono e o frio já resolveu dar o ar da graça, até porque oficialmente o inverno só inicia no dia 22 de dezembro. E boa parte, se não dizer que toda a alemanha está toda branquinha de neve, clima propício para uma época natalina. Neve branquinha e muito frio lá fora é tempo de passar mais tempo em casa e de aproveitar o que o inverno tem de bom: Decoração com luz de velas, assistindo um bom filme, estações de ski, casas de chá etc...
Fica faltando a primavera... Porque depois de um inverno de muito frio (esse promete), será como um alívio, na esperanca de que dias mais quentes virão com bastante “flores e cores”.
Mas só depois que passarmos o ciclo das estações, ai sim poderei dizer qual é a minha preferida. E você já tem alguma preferida? O que costuma fazer durante esses períodos?

Algumas fotos que tirei durante esse período.





quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Para as mamães de plantão!

Achei uma gracinha esse vídeo e coloquei para compartilhar com vocês... Bob Marley só para baixinhos.




terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Minha "Frau Vizinha"...

Minha "Frau Vizinha" tem acima de seus 85 anos de idade e é com ela que tenho sempre a oportunidade de treinar o "Deutsch" que não tenho, de forma monossilábica. Ela sempre com seus pedidos inusitados, sempre nos recorre e aguarda sempre a oportunidade de nós solicitar. E mesmo quando ela não encontra arranja uma oportunidade (liga, bate em nossa porta e assim vai...).
Hoje ela veio me apresentar a sua "Putzfrau"(Putzfrau na Alemanha, segundo EVE), e nem sequer mencionou o nome da "coitada", e com isso para não perder o costume resolveu me fazer um pedido, pedido este, que não entendi. Então a senhora que estava com ela tentou me explicar fazendo gestos e fazia "Auf" "Auf", com um sotaque mais difícil ainda de entender.  E logo após uma consulta ao meu vocabulário que ainda é bem pouco, até porque "Auf" sozinho ou em conjunto com outra palavra tem muito a dizer, os significados são inúmeros. Consegui então descobrir o que elas tanto queriam, eureka!! Quando ela estivesse  passando uma das estadias dela no hospital (são inúmeras) eu destravasse a entrada do prédio para a senhora entrar e fazer a limpeza em seu apartamento... :(
Galera nessas horas é melhor nem entender e vocês acham que vou entrar nessa???
Como diz um apresentador de um programa de TV (sensacionalista) lá em Recife "Durma com uma bronca dessa"
Obs: Coloquei o link da Eve lá em cima, pois ela faz uma abordagem bem interessante sobre a "Putzfrau na Alemanha" e vale apena conferir.

Feliz aniversário AMOR.

Hoje é o dia do aniversário de meu marido (Sérgio Cavaco) e nao poderia deixar de parabenizá-lo aqui também...

glitters

Parabéns , herzlichen Glückwunsch, felicitazioni ou gefeliciteerd, nao importa o idioma o sentindo sempre será o mesmo...
Obs: Vou indo pois preciso preparar um bolo e um jantar romantico...

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Construir, plantar e colher os grãos. Quase um conto de fadas!

Hoje estive lendo esse texto aqui (Paulo Coelho), que fala sobre o construir ou plantar... E após uma conversa por telefone com uma amiga que mora aqui na Alemanha resolvi escrever esse post e uma pergunta que não quer calar: Será que sou muito sonhadora??? Ou procuro fazer um exercício para ver as coisas da vida sempre com uma solução?
Na minha opinão (pessoal), de uma pessoa que ainda tem muito que aprender com a vida, procuro ter ações no meu dia a dia construindo e plantando (juntos).
Construindo buscando fazer bases sólidas, (Se não vem o lobo e sopra..hehe) tem que aranjar um bode espiatório para levar a culpa (rs)! E plantando para colher bons frutos.
Penso que a experiência de viver em qualquer lugar do mundo é única e para viver não encontramos “manual de instrução, talvez seja por isso que estejamos sempre correndo por um... Pode observar que a categoria de livros mais vendidos seja de “Auto-ajuda ou livros que trazem a Biografia de um autor que transformou sua vida”.
Acredito que na vida, é assim, fazer trabalho de “formiguinha” juntando cada grão para no inverno ter alimento. E atualmente estou nessa fase de juntar os grãos. Pode até ser que lá na frente os grãos que juntei não tenha sido sufuciente para meu inverno, mas quem sabe??? É importante também cantar e ter a alegria do grilo, para que a vida seja mais leve. 
Estou fazendo minha parte...
Tiver que recorrer a personagens de histórias infantis para compartilhar minhas idéias "filosóficas",que quase virou um conto de fadas. Uê mas nao falei sobre nenhuma fada aqui ,  então deleta esse trecho. Acho que estou sendo influenciada pelos livros infantis que tenho "tentado" ler ultimamente.
E você caro amigo, companheiro leitor em que fase você está?
Obs: Não posso deixar de registrar aqui, “estou amando ter um blog” rs.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Também sou arteira!

De uns tempos pra cá descobri que sou "arteira"... Sempre tive o desejo de aprender a pintar em tela, mas foi algo que devido as minhas atividades diárias, nunca coloquei como um objetivo.
Hoje, como"tempo" é algo que não me falta, uma cabeça "pensante" precisa de trabalhar mentalmente, com coisas que dêem prazer. Fora meus estudos de "Deutsch" que já é sufuciente para a fumaça começar a sair pelas orelhas... Estou fazendo arte ou será pintando o sete??? Não se assuste!! Estou literalmente fazendo arte, meu querido marido tem me ensinado algumas técnicas. E vamos deixar aqui registrado que ele tem feito milagres para me ensinar (brincadeirinha).
Fiquei super impressionada com o resultado final e achando que um é pouco já iniciei a pintar o segundo, e esse já tem um lugar certo na   minha "cozinha". Enquanto isso na sala de justica, meu professor e marido pinta um quadro com uma foto nossa. Sei que sou suspeita para comentar mais está ficando super lindo.
Esse é meu quadro após finalizado.
                                       Esse é o que meu marido está pintando (em construção)

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Oh!! Já estamos em Dezembro como esse ano passou rápido...

Quem já não pronunciou ou já ouviu essa frase do título??? Muitas vezes não damos conta que o tempo está passando em nossa vida e deixamos de fazer aquilo que realmente importa que é ser FELIZ. E é justamente no mês de Dezembro que encaramos essa "realidade", quando fazemos um saldo daquilo que passamos no ano que se finda e nos enchemos de expectativas  para continuar no próximo ano.
Deixando um pouco dessa conversa chata.... O ano de 2010 foi um ano de grandes mudança e realizações, alterações de todos os estados possíveis da minha vida. Isso mesmo... De uma forma cronológica, posso destacar: Tirei férias como nunca tinha tirado (incrível rsrs), Conheci países que nunca imaginei conhecer nem tão cedo (Holanda, Bélgica, França, Alemanha -país na qual resido hoje), vim morar na Alemanha e casar com meu amor (Esse foi o dia mais feliz até hoje), estou na busca de aprender um novo idioma e a me comunicar com as pessoas no dia a dia, como uma "criança" que está dando seus primeiros passos na leitura e toda palavra nova que aprende dá um sorriso de alegria querendo mostrar para as pessoas o que aprendeu, mas com o medo de errar de um "adulto". Conheci Portugal, terra dos grandes "descobridores" e terra do homem que conquistou meu coração. Perdi contato com alguns amigos e em contrapartida estreitei com outros que eram velhos amigos e novos na qual conquistei. Descobri que tenho meu lado culinarista, arteiro (pintei meu primeiro quadro e estou no caminho do segundo) e de fotográfo. Aprendi que a saudade é algo que dói, mas que espera uma oportunidade para curtir com mais intensidade a presença das pessoas que amamos. Aprendi que tenho muito que aprender nessa vida e que posso aproveitar cada dia dado por Deus como um presente e oportunidade para sonhar,consquistar meus objetivos e fazer a diferença na vida das pessoas que estão ao meu redor. Ufa!! Quase não respirei....

Mas me deixa ir indo, pois preciso fazer o meu planejamento para 2011 que será o ano das Conquistas. E você o que fez de diferencial em sua vida em 2010? E o que pretende fazer em 2011???

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

A idéia...

Tenho acompanhado alguns blogs, desde quando vim morar na Alemanha. Na certeza que aprendemos com as experiências nossas e dos outros. E pensei que poderia passar de um comportamento mais passivo e expectador para um mais ativo compartilhando experiencias vividas no meu dia-a-dia. Mas minha vontade era fazer algo diferente (Na verdade não sei se existe algo similar). Se houver alguém pode sinalizar...rs  Vamos a idéia: Já ouviram a frase de chico Xavier que diz: "Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."  Não é querer voltar no tempo, mas que cada pessoa tem a sua sensibilidade e reage de forma diferente em situações iguais ou similares. E através de cada comentário, as pessoas podessem dar o seu significado e o como seria sua forma de agir em cada post compartilhado no Blog. Criando assim um caderno coletivo de vivencias. O desafio está proposto e conto com a contribuição todos!! Estou postando um vídeo bem interessante sobre o valor de uma iniciativa, acredito que  imgem já fala por si.

Obs: Descupem se houver algum erro devido ao teclado "Deutsch", na qual ainda estou me acostumando. 

O valor da iniciativa ... (Belo exemplo)