quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

As estações do ano na Alemanha...

Durante todos esses anos de minha vida, que na verdade não são tantos assim, conheci apenas 2 estações do ano lá em Recife na prática, são elas: verão (muito calor durante boa parte do tempo) e inverno (alguns períodos de chuva).
Aqui na Alemanha estou podendo acompanhar de verdade as estações bem definidas e o mais importante de tudo que é vivenciando... Cheguei aqui no último verão europeu, que conforme algumas pessoas e telejornais foi o verão mais quente dos últimos tempos. Você consegue imaginar a Rússia com 40 graus positivos e uma onda de fumaça causando uma série de problemas para aquele país?
No verão, cheguei a pensar: “Será que estou mesmo na Alemanha”. É impressionante o quanto o sol muda tudo incluive o humor das pessoas. Os dias são mais logos, anoitece entre as 21h e 22h, muita gente na rua e nos parques a procura de muito sol. Enquanto que lá no recife agente corre atrás de uma sombra, aqui os locais onde o sol bate são os mais disputados nas esplanadas.
Logo depois, os dias começaram a esfriar e aquelas folhas que eram verdinhas passam a ter uma outra tonalidade que parece que foi pintado a mão... Folhas estas, que começam a cair formando assim um lindo tapete colorido na rua, deixando sua marca na imagem do Outono.
Se bem que nem terminou o outono e o frio já resolveu dar o ar da graça, até porque oficialmente o inverno só inicia no dia 22 de dezembro. E boa parte, se não dizer que toda a alemanha está toda branquinha de neve, clima propício para uma época natalina. Neve branquinha e muito frio lá fora é tempo de passar mais tempo em casa e de aproveitar o que o inverno tem de bom: Decoração com luz de velas, assistindo um bom filme, estações de ski, casas de chá etc...
Fica faltando a primavera... Porque depois de um inverno de muito frio (esse promete), será como um alívio, na esperanca de que dias mais quentes virão com bastante “flores e cores”.
Mas só depois que passarmos o ciclo das estações, ai sim poderei dizer qual é a minha preferida. E você já tem alguma preferida? O que costuma fazer durante esses períodos?

Algumas fotos que tirei durante esse período.





2 comentários:

Angela disse...

Olá July, a primavera aqui é mágica! Quando acaba o inverno, vc nao acredita que as plantas e árvores vao começar a "viver" novamente. Mas elas crescem lindas e fortes e enche de flores dando um visual maravilhoso e único! Vc vai adorar ver a primavera aqui na Alemanha! Beijos e uma ótima quinta!

Paty Chuchu disse...

oiii tudo bem,menina to aqui escondidinha kkkk..Nada hj tive que tirar tanta neve na entrada de casa que parece ate que fiz ginastica,doi tudo,normalmente e´ o maridao quem faz,mas ele esta viajando a trabalho dai sobrou pra Chuchu aqui kkk..Realmente as estacoes do ano aqui sao mara..A minha preferida aqui e a primavera,muitas cores,flores e,como disse a Angela vc vai adorar..Gosto do verao tb,outono lindo de se ver..O inverno acho lindo ver a neve,mas qdo se tem que sair de casa affff..alias o inverno por aqui e´ muito longo..bom beijocas e estarei sempre po aqui..