quarta-feira, 30 de março de 2011

Completamente desligada do Mundo virtual.

Como estávamos em período de mudança, fizemos algumas solicitaçoes antecipadas... E como para quase tudo aqui, existe um “checklist”, bom para facilitar nossa vida(tranferência de correspondencias, telefone etc.). Tudo o que você precisa fazer quando se muda de residência. Cultura organizada é assim... rsrs
Desde do dia 25 de março que ficamos sem internet e telefone no apartamento antigo, pois já tinha sido transferido para o novo.
Agora é só organizar tudo no seu devido lugar. Inclusive o meu relógio biológico pois estamos em horário antecipado, ou seja uma hora a mais que o normal. Como lá em Recife nos ultimos anos não aderia ao horário de verao do Brasil, já estava mal acostumada e outra ,e como a maioria das grávida o sono é um companheiro inseparável. rs

sábado, 19 de março de 2011

Notícias de baby.

Mais uma consulta de pré-natal e o coração como sempre batendo forte, na expectativa de ver o nosso bebê. É uma experiência indescritível, acompanhar o desenvolvimento do nosso bebê... E enquanto isso é também a oportunidade de exorcizar alguns “fantasmas” de questionamentos que acredito ser normal para qualquer gestante. São perguntas que surgem: Será que ele (a) está se desenvolvendo direitinho? E a saúde? O parto? E e e e e....
De uma coisa é certa, fazendo nossa parte como gestante e cuidando do ambiente em que ele (a) está se desenvolvendo, temos todas as chances para que tudo dê certo. ;)
Quanto ao sexo, ainda não sabemos. Pois a médica não deu para ver com nitidez e certeza, então é só aguardamos a ansiedade para a próxima oportunidade. 
Agora com 16 semanas ele está bem espertinho, mexendo os bracinhos, as perninhas etc. Nesse período ele já pode escultar, uma boa fase para treinar seu gosto musical.
Já sinto de forma súltil seus movimentos, me lembrando sempre de sua companhia. “Mamãe tô aqui”. Eu sei, e já estou conhecendo o que é o amor incondicional, e aqui é apenas o começo da vivencia desse amor...

Obs: Uma ótima novidade é que minha irmã mais nova também está "gravidissíma" (quase dois meses), ou seja,  um ano bem fértil e abençoado para a família Menezes. Minha mãe estará vindo para a Alemanha, passará três meses e logo depois embarcará para Recife acompanhar outro nascimento. rs 

quarta-feira, 16 de março de 2011

Ela está chegando!!!

Aqui na cidade pela sua localização. É conhecida como uma das cidades mais quentes da Alemanha. Já temos alguns dias mais quentes e as primeiras flores já comecam a aparecer...



 Foto: Sérgio Cavaco

Karlsruhe possui 800 hectares de parques públicos, que correspondem a aproximdamente 60% da área total da cidade. Assim que a cidade estiver bem florida estarei tirando algumas fotos para vocês.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Aprendendo com as diferentes culturas.

A cada dia no meu curso de “deutsch” tenho aprendido não só da cultura Alemã, mas também com a cultura dos demais colegas de sala que estudam comigo, e isso tem sido uma experiência bastante rica... Tenho aprendido que aquilo que é normal para mim, é estranho para os outros e vice-versa.
Estive lendo o ótimo texto da Iram, em seu capítulo 70 em seu blog, e me lembrei das muitas vezes de incompreensão ou inflexibilidade da maioria das pessoas aqui quando estão atendendo algum estrangeiro. Acredito que já deveriam até estar acostumados com isso, pois a quantidade de estrangeiros que residem aqui é muitooo grande (mas essa é outra conversa muito longa por sinal rs).
Na verdade comunicação não é tão fácil assim, mesmo em países com a mesma língua. Quantas vezes você foi ou se sentiu mal compreendido com pessoas conhecidas, após ter dito algo???
Quando estava Brasil, cheguei a fazer um curso de Libras, que é a linguagem brasileira para surdos. E aí foi outra quebra de paradigmas, aprender a me comunicar com gestos... E aprendi.
E por falar em gestos, outro dia estive lendo um texto de Reinaldo Polito sobre os signigficados de gestos nas diferentes culturas. E trago aqui um trecho bem interessante para vocês:
Alguns dos gestos que apresentam diferenças de interpretação mais curiosas são:
Apertar a ponta da orelha
No Brasil - É um sinal de aprovação
Na Índia - É uma forma de se desculpar, ou de mostrar arrependimento por uma falha ou erro cometido.Na Itália - Indica que a pessoa que está sendo apontada é homossexual
Apontar com o polegar para cima, com os quatro outros dedos fechados na palma
No Japão - Significa o número 5
Na Alemanha - Significa o número 1
No Brasil - Significa que está tudo certo e serve também para pedir carona
Na Europa e EUA - É o pedido de carona
Na Turquia - Significa uma cantada para sair com homossexual
Na Nigéria e Austrália - É um gesto obsceno.

O mesmo significado que tem no Brasil o gesto de encostar a ponta do polegar na ponta do indicador, formando um círculo. Por sinal, o significado que esse gesto tem no Brasil é o mesmo na Turquia e na Rússia.

Falando um pouco mais desse gesto, que é tão obsceno no Brasil, vamos ver que significado possui em outros países.
Nos EUA - Significa que está tudo certo, positivo.
No Japão - Significa valor financeiro - moeda, dinheiro.
Na França - Significa que é algo sem valor, zero.
Na Turquia - Significa que alguém é homossexual.
Mão em forma de figa
No Brasil - Significa fato auspicioso, de boa sorte.
Na Croácia - Bem diferente do que ocorre no Brasil, o significado é de algo sem valor ou de um não.
Na Turquia e Grécia - Tem significado obsceno. É o mesmo significado que tem no Brasil o gesto de bater no círculo formado com o indicador e o polegar, quase fechados, com a palma da outra mão.
Na Tunísia e Holanda - Significa o pênis.
Raspar o queixo com a ponta dos dedos (como se estivesse jogando algo grudado embaixo do queixo para fora)
No Brasil - Significa sei lá, não tenho essa informação.

Na Itália (região Sudeste) - Significa sem chance.
Na França - Significa sai daqui.

Mover a cabeça no sentido lateral, de um lado para outro
Talvez seja a diferença mais gritante que poderíamos encontrar no significado de um gesto entre os diversos países.
Em quase todos os países do ocidente - Significa não.
Na Bulgária, Grécia, Irã e Turquia - Significa, por incrível que possa parecer, sim.
Movimentar o dedo indicador esticado em círculos na região da têmpora
No Brasil e nos EUA - Significa que alguém não está batendo bem da cabeça, que pirou, está doido.
Na Argentina - Significa que uma pessoa está querendo falar com a outra.
Na Alemanha - Significa que alguém fez barbeiragem no trânsito.
O chifre feito com o dedo mínimo e indicador, enquanto o médio e o anular ficam fechados
No Brasil e na Itália - Significa que o marido está sendo traído, corneado pela mulher.
Na Venezuela - Significa conquista, sorte, futuro promissor.
Nos EUA - região do Texas - Significa que o torcedor está solidário e dando apoio ao seu time.

No final do texto ele trás algumas dicas interessantes, como:

* Se você deseja ser bilíngüe, aprenda e domine também os gestos da outra cultura
* Conheça bem o significado dos gestos usados nos países com quem precisa manter contato para evitar mal-entendidos
* Se um estrangeiro fizer algum gesto que você considere ofensivo, ponha na conta das diferenças culturais e não se incomode com o fato
* Leia livros sobre relacionamento intercultural para se sentir mais confortável nos contatos com pessoas de outros países

quarta-feira, 9 de março de 2011

Mudança: Um exercício ao desapego.

Estamos nos preparando aos poucos para o nosso dia da mudança. E tenho percebido diante do trabalho de empacotar e organizar aquilo que será levado para o nosso novo AP, é uma ótima oportunidade para exercitar o “desapego”. Ou seja, separar coisas para doações, materiais para reciclagem, ou algo que irá literalmente para o lixo etc. O bom que aqui na Alemanha, tem seu lugar destinado para cada coisa... E é quase automática a pergunta: Será que posso precisar disso posteriormente ??
E sabe o que é bom de tudo isso, é que muita coisa vamos comprar “novinhos”, e como a maioria das mulheres... É sempre muito bom fazer compras... Estou super feliz, com nossa mudança.
Fazendo um comparativo, pensei também que muitas pessoas as vezes ao longo de sua vida aculmulam pensamentos e experiências não positivas... São momentos, pois a vida tem seus atropelos também... E imagino o quanto que deve ser difícil para elas desapegar-se desses pensamentos que lhes perseguem e por outro lado lhes “sustentam”. Falo isso, pois atuei um bom tempo na área clínica e conheci alguns casos lá e na vida.
Meu intuíto com esse último parágrafo é de passar uma mensagem positiva. Como diz uma citacao do Pe. Fábio de Melo: Talvez você precise "virar a página"!